
Por que implementar a experiência do paciente é essencial para clínicas e hospitais?
Uma parceria entre a Central dos Hospitais e a NEXA Experiência
Miriam Lima
NEXA Experiência
A experiência do paciente é um movimento inteligente e necessário. O que começou como um conceito ligado à percepção do paciente sobre o atendimento recebido, evoluiu, e se ampliou, para o que hoje chamamos de experiência humana na saúde.
Esse movimento considera toda a jornada do paciente. E envolve pessoas em diferentes papéis e camadas: pacientes, famílias, lideranças, enfermeiros, médicos, corpo assistencial, equipes administrativas e de apoio. Todos, portanto, impactam e são impactados pela cultura da instituição. Ou seja, a experiência não está restrita a um setor, mas atravessa toda a instituição e começa nas conexões que criamos no cuidado.
Quando uma clínica ou hospital decide investir em experiência do paciente, vai além da melhoria da qualidade assistencial. Afinal, trata-se de elevar a percepção de valor, reduzir riscos, promover melhores desfechos clínicos e melhorar a comunicação com os pacientes e entre as equipes.
É uma estratégia que impulsiona resultados sustentáveis, fortalece a reputação da instituição e contribui para uma cultura de saúde mais eficiente, na qual o paciente está verdadeiramente no centro das decisões.
Cinco benefícios das práticas de experiência do paciente
Treinar sua equipe e implementar práticas voltadas para a experiência do paciente vai além de ações pontuais. Dever ser um movimento institucional permanente, e com ações contínuas, que elevam a qualidade do cuidado e produzem resultados concretos.
- Fortalecimento das conexões: Constrói laços mais sólidos entre pacientes, colaboradores e todos os profissionais envolvidos no cuidado.
- Aprimoramento da comunicação: Melhora o diálogo com os pacientes e entre as equipes, promovendo segurança e eficiência.
- Melhora nos desfechos clínicos: O cuidado mais individualizado e centrado nas necessidades do paciente favorece resultados clínicos mais positivos.
- Maior sustentabilidade organizacional: Gera valor, confiança e diferenciação no mercado da saúde.
- Engajamento da equipe: Profissionais mais motivados e alinhados com a cultura da instituição entregam um cuidado mais humano e eficaz.
É com esse propósito que nasce a parceria entre a Central dos Hospitais de Minas Gerais e a NEXA Experiência: levar a experiência do paciente para a realidade de clínicas e hospitais em todo o estado.
A Central dos Hospitais de Minas Gerais é uma provedora de soluções na área da saúde. O resultado da união estratégica entre a Associação de Hospitais de Minas Gerais (AHMG) e o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde de Minas Gerais (SINDHOMG), e tornou-se uma entidade forte, estruturada e preparada para os desafios do setor hospitalar. Oferecendo, assim, uma representatividade robusta diante dos órgãos públicos, fornecedores, colaboradores e sociedade em geral.
Referência em saúde em Minas, a Central dos Hospitais compartilha com a NEXA valores como ética, inovação, compromisso com a excelência e entrega. Ao buscar o melhor para seus associados, a entidade reconheceu na NEXA a parceira ideal pela qualidade dos serviços prestados e consistência técnica.
Essa união possibilita que os associados tenham acesso ao que há de melhor na área: consultorias, treinamentos e mentorias, com condições especiais e facilidade de pagamento, além de receberem benefícios exclusivos.
A NEXA Experiência tem uma equipe de consultores com vivência prática na área e reconhecimento nacional. São profissionais médicos e não médicos que atuam como especialistas em experiência do paciente com profundidade e responsabilidade, oferecendo soluções únicas para cada instituição.
Entre os serviços oferecidos estão
- Treinamentos voltados para gestores e colaboradores em Comunicação assertiva, Escuta empática, Engajamento de equipes, Imagem profissional
- Curso em Gestão da Experiência do Paciente
- Imersões para diretores e lideranças médicas com foco na melhoria de cultura para implantação da Experiência do paciente
- Consultoria completa, que começa com o diagnóstico de maturidade institucional em Experiência do paciente, passando pela definição de estratégias, implementação e acompanhamento.
- Workshops e vivências em Saúde Mental e Segurança Psicológica, reconhecendo que essas são bases essenciais para cuidar bem de quem cuida.
Se sua instituição deseja transformar resultados e se tornar referência em cuidado com pessoas, nós temos a solução. Fale com a Central dos Hospitais ou escreva para saber como levar os nossos serviços até você:
contato@nexa.experiencia.com.br
www.nexaexperiencia.com.br
whatsapp: 31 991288381
Miriam Lima é sócia e fundadora da NEXA Experiência, consultoria especializada em cuidado centrado na pessoa e experiência do paciente. Oferece treinamentos, imersões e mentorias em cultura e liderança, voltados tanto para diretores, gestores e lideranças médicas quanto para colaboradores de diferentes áreas. Atua com hospitais, clínicas e instituições de saúde que buscam fortalecer vínculos, melhorar a experiência de pacientes, equipes e profissionais, e alcançar desfechos clínicos mais efetivos com foco em resultados sustentáveis. Sua vasta expertise em psicanálise e saúde mental, aliada à vivência empreendedora, sustenta metodologias exclusivas baseadas em comunicação, escuta empática e estratégia. É filiada à Sociedade Brasileira de Experiência do Paciente (SOBREXP) e parceira da Central dos Hospitais de MG.