AHMG
Fundação
Fruto da necessidade de uma liderança na área médico-hospitalar, a Associação dos Hospitais de Minas Gerais (AHMG) foi fundada em 30 de outubro de 1956. A criação da AHMG foi uma resposta direta ao crescimento de Belo Horizonte e ao aumento significativo de pacientes vindos do interior do estado. Naquela época, a oferta de leitos hospitalares na capital já não suportava a crescente demanda, e a estatização dos serviços assistenciais incentivou o surgimento de novas organizações hospitalares.
Para representá-las, existia o Sindicato dos Hospitais. No entanto, devido à rigidez da legislação específica, o sindicato não podia atuar com a liberdade desejável junto às entidades da Previdência Social. Isso levou à acolhida unânime da fundação da AHMG, estruturada nos princípios da Ética Médica. Inicialmente, a AHMG era um departamento da Associação Médica de Minas Gerais, mas logo se tornou autônoma, evidenciando a necessidade de ampla autonomia e independência de ação.
Sócios Fundadores
A AHMG foi fundada por um grupo de notáveis médicos e professores que contribuíram significativamente para a sua estruturação e fortalecimento:
Dr. Alberto Caram Dr. Alfredo Ciodaro
Dr. Antonio Avelino Pinheiro Dr. Blair Ferreira
Dr. Delcides de Oliveira Baumgratz Dr. Francisco Hugo Badaró
Dr. João Evangelista do Amaral Dr. Joaquim Afonso Moretzsohn
Dr. José Greco Dr. José Maria Figueiró
Dr. José Schrembi Dr. Luiz Azeredo Coutinho
Dr. Odilon Cardoso Dr. Pedro Resende
Dr. Sandoval de Castro Dr. Sylvio Miraglia
Prof. Antonio Melo Alvarenga Prof. Austregésilo Ribeiro de Mendonça
Prof. Hilton Ribeiro da Rocha Prof. Ildeu Duarte
Prof. José Baeta Viana Prof. Lucas Monteiro Machado
Prof. Luiz Adelmo Lodi
A AHMG, ao longo de sua história, tem se dedicado a representar e apoiar a rede hospitalar de Minas Gerais, promovendo excelência, inovação e qualidade nos serviços de saúde.
Leia o nosso Estatuto: